terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Correntes

por Camila Lima


foto: Camila Lima


O município de Correntes, em Pernambuco, tem a promessa de ganhar mais um grande vaqueiro nos próximos anos. Com chapéu de couro na cabeça, blusa de botão e calça jeans, João Vitor observava o movimento sentado sobre um muro. Mesmo simpático, nos primeiros instantes de conversa demonstrou timidez. Desviava o olhar enquanto falava e, meio envergonhado, abria um sorriso doce, mostrando os espaços dos dentes que ainda lhe faltam. Ele só tem oito anos e já possui uma boa experiência na carreira que quer seguir. Pretende ser vaqueiro, como o pai.

Desde os três anos se “embrenha no meio do mato” para aprender a arte de resgatar os bois. Nos primeiros anos, andava amarrado à sela do cavalo e precisava voltar cedo para tomar o leite. Hoje, tem autonomia e acompanha, diariamente, o pai nas jornadas pelos municípios próximos. Ele ainda não pode ir para muito longe, pois vai à escola todos os dias. João Vitor é inteligente e demonstra ter talento, também, para a matemática.

O município em que o vaqueirinho mora tem investido significativamente na educação. Nos últimos anos, mais alunos frenqüentam a escola, conseguem terminar o ensino fundamental na idade esperada e alcançam a série ideal para as suas idades. Correntes também conseguiu avanços na saúde. Entre eles, a diminuição das taxas de mortalidade infantil e desnutrição e o maior atendimento às mulheres grávidas. A Caravana UNICEF foi ao município entregar o Selo Município Aprovado como forma de reconhecimento à melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes. Houve festa, com apresentações da Banda Marcial e de um maracatu e desfile das escolas municipais.

João Vitor é mais uma criança beneficida pelas ações, desenvolvidas em Correntes, para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Provavelmente ele não sabia de nada disso, nem mesmo da festa. Estava sentado no muro apenas esperando o pai. Quando o mestre chegou, João segurou a mão dele e seguiu para mais uma jornada no sítio, sem parar para ver a festa.

Correntes, Pernambuco, Brasil. 09 de dezembro de 2008.

Nenhum comentário: