sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A música de Orobó

por Caio Azevedo.

Na entrada de Orobó, próximo a uma placa branca de letras azuis com o nome da cidade, uma banda marcial de uniforme azul, com tambores, pratos e estandarte de uma escola municipal local dá início ao desfile. O motivo é a caravana do selo UNICEF. Porém, a cidade já estava em clima de festa. As celebrações da padroeira da cidade ocorriam desde o fim de novembro. O desfile sobe a ladeira e, no caminho, outras bandas semelhantes entram na comitiva. Tudo muito organizado: quando uma banda começa a tocar em uma curva ou na entrada de uma rua, a anterior pára. Em seguida, voltam a tocar juntas. O calor é grande, já passa do meio-dia. Josefa, senhora de 70 anos de olhar cansado, vê a passagem das bandas com uma sombrinha para se proteger do sol. “Coitada das crianças de andar nesse sol... Já tão crescidinhas, dá pra queimar as banhas”, comenta. “Tá na Bíblia, Eclesiastes, fizeram o homem reto, mas ele é cheio de invenção”.

O desfile atravessa o centro da cidade e finaliza na quadra da escola Paulo Freire. É difícil contar quantas bandas concluíram o desfile. No entanto, é fácil descobrir: Orobó tem dezessete bandas marciais. Valdenice, secretária de educação e desportos do município, é a responsável por essa profusão. Ela adora as bandas e incentiva a criação delas na cidade. Mariele, 13 anos, menina loura que carrega o estandarte com os dizeres “Orobó – Bicampeão Selo Unicef”, gosta dos conjuntos. “Quase toda escola tem uma.”

Contudo, não é só de música que a banda toca. Josefa Duarte, 58 anos e moradora de Orobó a 34, é uma agente comunitária do Programa de Saúde da Família. É na área da saúde que Orobó se destaca: o acompanhamento feito a gestantes e crianças com programas de pré-natal e vacinação é exemplar. “A cidade é muito privilegiada nessa parte, até apareceu no Jornal Nacional”, afirma Josefa. Porém, não é o caso de achar que Orobó são apenas flores. “Ainda tem muito o que melhorar”, completa a agente. O caminho é certo, basta seguir o nome da cidade: Orobó deriva de Orimboi, que significa “nós ensinamos a ele”. O "ele", nesse caso, podem ser as crianças e o "ensinar" pode ser também cuidar. Oxalá as bandas continuem a tocar no mesmo tom.

Orobó, Pernambuco, Brasil. 05 de dezembro de 2008.

Nenhum comentário: