quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Coruripe

por Camila Lima

Quem não acompanhou a caminhada até o palco, onde foram entregues os certificados do Selo UNICEF, ficou na porta observando o movimento. Idosos, adultos e crianças deram sua contribuição para que a comemoração ficasse ainda mais animada. Seu João Oliveira é marceneiro aposentado e tem 84 anos. Ele não sabia que Coruripe havia conquistado o Selo UNICEF, mas achou a festa bonita e quis participar. Observou com atenção o desfile da Banca Marcial, das crianças das escolas municipais e do time de futebol Pequenos Talentos.
As irmãs Elizete e Inaura de Jesus, de 56 e 78 anos, estavam orgulhosas com a conquista do Selo. Filhas do educador Manoel Cecílio de Jesus, demonstraram entusiasmo com avanços do município, especialmente na área da educação. Em Coruripe, a distorção idade-série no ensino fundamental diminui bastante, enquanto o número de adolescentes com ensino fundamental concluído aumentou.
Já Maria Simone Ferreira conhecia bem os motivos das comemorações na área da saúde. Ela está grávida há oito meses e tem atendimentos pré-natal no posto de saúde do seu próprio bairro. Além da ampliação do atendimento às mulheres grávidas, Coruripe se destacou pela cobertura do Programa Saúde da Família (PSF).
Apesar das dificuldades, os profissionais da saúde também comemoraram os avanços na área. A auxiliar de enfermagem Josenilda Silva afirmou que "com o PSF o atendimento à população melhorou nos últimos anos, mas faltam medicamentos e os programas de controle a diabetes e a hipertensão, por exemplo, ainda são fracos”. Josenilda espera que a conquista do Selo UNICEF seja vista como estímulo para o um maior desenvolvimento da saúde e educação da cidade.


Coruripe, Alagoas, Brasil. 04 de dezembro de 2008.

Nenhum comentário: